Mais Informações
Quero saber mais sobre os cursos!
O resfriamento de água utilizando Torres de Resfriamento é o meio mais eficiente de trocar calor. Por tal motivo, ressaltamos a importância das Torres de Resfriamento na obtenção de eficiência energética e menor impacto ambiental nas instalações.
A água é um recurso natural de vital importância, por isso, o seu uso em aplicações que não sejam para consumo humano deve ser cuidadosamente analisado. Sob esse aspecto, as Torres de Resfriamento exercem um importante papel para obtenção de eficiência energética nos sistemas, atingindo uma redução de consumo elétrico na ordem de 25% menor se comparado aos equipamentos de resfriamento a ar.
A água que circula em baixa velocidade nas bacias de captação provoca a decantação dos sais e sólidos suspensos no ar do entorno, resultante da “lavagem” do ar atmosférico que a Torre utiliza para rejeitar o calor da água. Sob esse aspecto, podemos afirmar que as Torres de Resfriamento são agentes de purificação da água e do ar.
As instalações eficientes energeticamente minimizam a necessidade de aumento de carga das usinas geradoras de energia, evitando o impacto ambiental decorrente. Com tudo, podemos afirmar que a evaporação da água nas Torres de Resfriamento é um processo de purificação. Além de “lavar” o ar atmosférico do entorno, a água evaporada na Torre é devolvida para a atmosfera em forma de vapor limpo. Sendo assim, as Torres de Resfriamento exercem um importante papel ecológico em benefício ao Ciclo das Águas.
A eficiência energética em torres de resfriamento é fundamental para reduzir custos operacionais e o consumo de energia em processos industriais. Isso se traduz em menor gasto com eletricidade e produtos químicos, além de otimizar o desempenho geral do sistema. O uso de tecnologias como inversores de frequência e sistemas de automação pode levar a economias significativas.
Copyright 2025 © Capta - Agência de Marketing Digital - Todos os direitos reservados.